A análise de ficha do propenso locatário, quando realizada de forma correta, é tão ou mais importante quanto encontrar o dito inquilinato interessado na locação❗️
Quando um proprietário entrega seu imóvel a uma Imobiliária está presumindo que ela detém competência para:
? Encontrar um inquilino capaz de arcar com o compromisso financeiro da locação e que ele não seja “problema na certa”;
? Gerir a locação de forma profissional, séria e que lhe dê a menor dor de cabeça possível.
Por isso, a Imobiliária tem o DEVER de realizar uma análise detalhada e correta acerca da POSSIBILIDADE FINANCEIRA do Locatário pretendente. Isso porque quando ocorre a aprovação cadastral da ficha, está se presumindo de que a renda do locatário e do fiador corresponde ao patamar mínimo exigido contratualmente para adimplir o valor do aluguel e seus encargos.
? DICA: Quanto à orientação jurídica para as Imobiliárias que assessoramos, além de verificar a capacidade financeira, sempre indico um rol de documentos públicos que são de fácil acesso e retirados pela internet, bem como recomendo que a renda do pretendente Locatário some ao menos três vezes o valor da locação, pois deixa a obrigação a ser assumida mais segura quanto ao seu pagamento.
❌ ATENÇÃO: Se não observada com cautela a análise de ficha do locatário, a administradora do imóvel pode ser condenada a indenizar o Locador pela má prestação dos serviços prestados.